segunda-feira, 3 de maio de 2010

▪O atentado e o desencanto▪

Uma das razões, mais remotas da aparência cinzenta de Hitler resultou do choque que ele teve nove meses antes do atentado cometido contra sua vida.

Naquela ocasião, no dia 20 de julho de 1944, uns grupos de conspiradores, quase todos altos membros da hierarquia militar e integrante da nobreza alemã, conseguiram fazer com que o coronel do estado maior Claus Schenk Von Stauffenberg colocasse uma bomba no quartel-general do Alto Comando. O artefato explodiu na sala de reuniões onde Hitler estava presente, mas apenas provocou pequenas escoriações nele. Refeito do susto, o ditador ordenou uma caçada em massa contra todos os envolvidos, que terminaram executados depois de serem sumariamente condenados à morte num Tribunal Popular.

O outro motivo que levou Hitler a desejar suicidar-se, e em seguida ser incinerado, decorreu da notícia que ele recebeu do destino infausto do ditador fascista Benito Mussoini.

O Mussolini foi capturado em Dongo, no norte da Itália, por partisans comunistas, e seu corpo foi exposto, pendurado de cabeça para baixo num posto de gasolina em Milão, junto ao da sua amante Claretta Petacci, em 28 de abril de 1945.

Hitler temia que seu cadáver fosse profanado ou levado como troféu de guerra para a URSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário