quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Mãe de Adolf Hitler

A adoração que Adolf sentia pela mãe revela-se nesse trecho de Minha Luta, parte do primeiro capítulo.

Minha mãe sentia-se no dever de, conforme aos desejos de meu pai, continuar minha educação, isto é, fazer-me estudar para a carreira de funcionário.

Eu, porém, estava ainda mais decidido do que antes a não ser burocrata, sob condição alguma. À proporção que a escola média, pelas matérias estudadas ou pela maneira de ensiná-las, afastava-se do meu ideal, eu me tornava indiferente ao estudo.

Inesperadamente, uma enfermidade veio em meu auxílio e, em poucas semanas, decidiu o meu futuro, pondo termo à constante controvérsia na casa paterna (...). Sob a impressão da minha moléstia, minha mãe consentiu finalmente em tirar-me, tempos depois, da escola profissional e em deixar-me freqüentar a Academia.

Foram os dias mais felizes de minha vida, que me pareciam quase que um sonho e, na realidade, de sonho não passaram.

Dois anos mais tarde, o falecimento e minha mãe dava a esses belos projetos um inesperado desenlace.

Klara Hitler morreu em dezembro de 1907, quatro anos depois de seu pai.

Ela teve câncer no seio e, segundo algumas fontes, Adolf teria contratado Edmund Bloch, um médico judeu famoso que cobrava caro por seus tratamentos.

O médico examinou a paciente e verificou o nível de seu sofrimento. Diante do diagnóstico, ele teria sugerido o tratamento das feridas com o uso de gaze embebida em iodo, um método que poderia gerar um envenenamento como efeito colateral. O filho aceitou correr o risco e Klara foi tratada, morrendo em seguida como conseqüência do uso do iodo conforme havia sido previsto. A morte da mãe parecia certa, mas o iodo teria acelerado seu fim.

O Fuhrer escreveria sobre isso em Minha Luta:

A sua morte se deu depois de uma longa e dolorosa enfermidade que, logo de começo, pouca esperança de cura oferecia. Não obstante isso, o golpe atingiu-me atrozmente. Eu respeitava meu pai. Mas por minha mãe tinha verdadeiro amor.

Seria esta a verdadeira origem de seu antissemitismo e de suas idéias racistas?

Teria ele acalentado a morte de sua mãe como efeito catalisador do que se tornaria mais tarde o nazismo? Ninguém sabe ao certo. É errado, porém, achar que a idéia da propagação racista nasceu com Hitler e seu partido dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário